Pular para o conteúdo principal

Resenha Crítica - Blindagem Eletrostática


        O fenômeno da eletrostática já era conhecido por Thales de Mileto, no século VI a.C., que procurava descrever o efeito no âmbar (é uma resina fóssil muito usada para a manufatura de objetos ornamentais). Também foram reconhecidos que os indianos da antiguidade aqueciam cristais para atrair cinzas quentes atribuindo um fenômeno por causas naturais. A Eletrostática permaneceu através dos tempos apenas como curiosidade. Assim como o tempo foi passando, William Gilbert, no século XVI, utilizou a palavra eletricidade da qual se refere os gregos a âmbar.
        
Em 1727, foi descoberto por Charles Du Fray que existiam dois tipos de eletricidade; a vítrea e a resinosa. Que são as cargas positivas e as negativas, respectivamente. Outra informação interessante foi a criação do para raio, que Benjamin Franklin veio com a sua experiência sobre descargas atmosféricas. Porém foi Coulomb quem executou o primeiro estudo sistemático e quantitativo da estética demonstrando que as repulsões e atrações elétricas são inversamente proporcionais ao quadrado da distância, em 1785.

         Para mover uma determinada carga de lugar ou adicionar outra é preciso da energia eletrostática armazenada à configuração. A energia é a energia eletrostática fornecida por uma distribuição de cargas elétricas estáticas. Conhecida também como a energia potencial de um sistema, da qual não deve ser confundida com o potencial elétrico associado à distribuição de carga. Para entendermos um pouco mais sobre o assunto, nada melhor do que um bom exemplo: Corpo condutor é quando falamos de corpo metálico, podemos afirmar que todos são condutores elétricos, e que nele as cargas elétricas podem se movimentar com maior facilidade. Citando assim, o alumínio e o cobre. Uma bolinha de isopor pode se transformar em um condutor elétrico, caso ela esteja coberta com pó de alumínio.

         Mais um exemplo excelente é o campo elétrico nas vizinhanças do condutor, significa que ele é totalmente proporcional à densidade superficial das cargas. A densidade será constante em toda a sua superfície, quando o condutor for esférico.

         Uma das mais interessantes é a Densidade superficial de cargas, sendo, um certo elemento de área representado por ∆S, e que pertence a uma superfície de um condutor que está eletrizado e em equilíbrio eletrostático. Considerando ∆Q como a quantidade de carga elétrica, que está incluída nesse elemento. A densidade superficial é definida pelo quociente:  (pesquise na internet).

         Para atribuir da física um gosto maior pelo estudo da eletrostática é preciso estudar a blindagem eletrostática. Do qual este fenômeno foi comprovado experimentalmente por Michael Faraday ao encerrar-se no interior de uma gaiola condutora, onde verificou não haver manifestação de fenômenos elétricos no seu interior. Mas, no interior de que? Estamos falando aqui de um condutor oco em equilíbrio eletrostático ao campo elétrico Ē sendo nulo, ou seja, qualquer aparelho elétrico e eletrônico quando colocado em seu interior ficará protegido de influências perturbadoras externas. Ao entender de qualquer um, estas palavras se definem à uma gaiola que deve ser feita de material condutor de eletricidade e não precisa ser contínua, podendo ser uma rede metálica, por isso recebe o nome de gaiola. Hoje em dia ela se destina a ser adaptada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados em seu interior. Como por exemplo, os Desktops (computador).

         Michael Faraday, mesmo com o seu fanatismo pela física, do qual planejava por alguém dentro de uma gaiola para experimentar o seu conceito, não mediu esforços e fez por si mesmo o experimento. Em que até hoje, e eternamente, vai ser lembrado pelo seu grande empenho na física e sua grande prova referente à blindagem eletrostática. Em seu tempo, foi considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos com uma lástima superioridade na física e química. Ele foi um Britânico nascido em 22 de setembro de 1791. Mesmo que embora não conhecesse matemática avançada, como cálculo infinitesimal.

         Enfim, aqui estão as minhas visões sobre a estática e principalmente à blindagem, do qual é um assunto muito interessante. Vários vídeos pode-se encontrar na internet referente à experimentos de Faraday. Lembrando que não sou físico nem químico, mas sou Acadêmico do curso de Ciência da Computação da Faculdade dos Guararapes de Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frank & Ernest

       Entrei em pânico e desliguei! Que tipo de empresa deixaria uma pessoa de verdade atender ao telefone?         De acordo com a charge, Frank e Ernest estão em sua casa. Quando que Frank liga para alguma central de atendimento, que logo, se depara com uma pessoa humana atendendo-o. Tão familiarizados com a tecnologia, Frank entra em pânico, quando que, tinha de ser uma gravação automática para um atendimento direto e objetivo. Dá para se notar como que no exemplo dado. Que as pessoas, por mais que não aceitem serem despedidas em um emprego e brigam por um bom trabalho; Visam assim aderir de fins capitalistas; Não aceitam que um (a) atendente tenha literalmente a participação em sua dúvida, e sim, algo que venha a ser gravado. Estamos assim, em moda com a tecnologia. Todo mês vemos um desfile de novos produtos do qual devemos adequar-se a eles.  Frank ao saber que é uma pessoa real está a mostrar-se um preconceito oculto em que mesmo sendo humano ele não quer outra pesso

Resenha Crítica: Política para não ser Idiota

             O livro é uma narrativa entre duas pessoas conceituadas em política. Mario Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro apresentam um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. Entre as discursões estão os temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, o descanso dos mais jovens diante a democracia e entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Quando começamos a ler o livro, nos deparamos com uma pequena frase: “política é coisa de idiota”. E realmente é, mas só para os políticos de hoje em dia. Quando vemos conceitos saindo do lugar, estando deixar a decência da política criada pelos gregos e romanos da antiguidade, que idealizaram toda estas magníficas leis, sendo degradado. Mas voltando ao Brasil, no fato de estarmos subliminarmente com o conceito de que “política é coisa de idiota”, dentro de nosso subconsciente, afetados pelos múltiplos conceitos que vivenciamos na mídia, suprimos a

Orbital Lan House

Essa é a minha primeira arte colocada em Outdoor.